Sobre

Quem está por trás do Buscavegan?

Eu, Marina Saraiva, sou a idealizadora desse buscador. Sou vegetariana desde 2017, e até então eu tinha muita preguiça de pensar em pôr legumes e verduras além de alface no prato.

Eu já conhecia pessoas vegetarianas, mas não assimilava os motivos delas. Achava que era uma forma de ver o mundo diferente da minha, e só. No mesmo período em que tive que mudar minha alimentação, uma amiga minha virou ovolactoveg, e foi ótimo porque assim comecei a almoçar com ela em restaurantes com muitas opções vegetarianas. Foi assim que descobri como tinham opções frias e quentes em buffets e eu nem enxergava.

Depois de certo tempo, levei meu marido para conhecer um restaurante indiano vegetariano que tinha ido com ela. Virou nosso restaurante preferido, e começamos a ir mensalmente lá. De repente começamos a considerar o vegetarianismo. Certo dia, assistimos ao TED “Carnism” no YouTube e foi assim que viramos vegetarianos.

A mudança de hábitos em relação ao meu consumo de produtos foi instantânea. Comecei a pensar: se eu não estou comendo carne, por que vou usar um xampu que testa em animais? Ou por que passar um batom cheio de ingredientes maléficos?

E por isso idealizei esse site. Queria achar produtos de modo mais rápido, mais diverso. Para mim ainda era difícil achar um sapato vegano, por exemplo, porque (felizmente) cada vez aparece uma nova marca, com estilo diferente, mas não é tão fácil saber se é tão boa assim pelas fotos do Instagram. Então pensei: por que não criar um site que unisse todos os produtos veganos?

E cá estamos, colocando no ar! Bem-vind@s ao Buscavegan. Por um mundo melhor, mais respeitoso e empático! <3

O que é o veganismo?

Uma pessoa vegetariana é alguém que não consome alimentos provindos de animais que correm, choram e sofrem. Que têm sistema nervoso central e que sentem a dor da morte. E por isso cada vez mais têm pessoas assumindo o vegetarianismo no mundo: o surgimento do movimento aconteceu pela empatia e pelo amor aos animais.

Já uma pessoa vegan consome não só alimentos, mas também objetos, roupas, serviços e outros produtos que não tenham ingredientes animais, que não são testados em animais e que não patrocinam a exploração dos animais.

O veganismo então surgiu como um movimento para abrir os olhos das pessoas para outros pontos além do consumo alimentar. É, acima de tudo, um movimento político que busca a erradicação de sistemas de produção e confinamento em massa, de exploração humana e de políticas públicas que ignoram a sociedade. Busca a equidade entre os animais e os seres humanos, e, por isso, muitos veganos são também defensores de outros movimentos sociais, como feminismo, antirracismo e a valorização do trabalhador rural.

Além disso tudo, há ainda a preocupação ambiental. Para de consumir alimentos de origem animal contribui para diminuir as crises ambientais, mas, mais do que isso, devemos começar a abrir os olhos para o consumo imenso de plástico, de energias não sustentáveis, de agrotóxicos e de água.

Por isso, não é raro que novos questionamentos comecem a surgir no momento de consumir, por exemplo, se o objeto foi produzido sob comércio justo ou em fábricas com pessoas tratadas com respeito, se a embalagem do produto é pensada para ser reciclada, ou se há logística reversa depois do consumo. Você já pensou nessas questões?

E o que o Buscavegan tem a ver?

O Buscavegan surgiu com a missão de transformar o que as pessoas veem como um produto vegano. Hoje em dia está estereotipado de que isso é apenas voltado para a alimentação e que é feito para elite, que é caro, e até que é "moda passageira". Mas com o crescimento que vem acontecendo do movimento vegan, existem muitas pequenas empresas criando produtos de várias categorias com ótima qualidade a preços justíssimos.

Por isso, investi na criação desse buscador para dar visibilidade aos produtos e a todas as marcas, dando oportunidade para que elas sejam conhecidas e sejam avaliadas.

O papel do site é de conscientizar as pessoas de que não é preciso de exploração de animais e de humanos, nem que é preciso pagar caro para se ter produtos bons e naturais.

Fique à vontade para conhecer os vários produtos brasileiros que poupam a vida de animais, valorizam a economia local e têm importante impacto social e ambiental.

Agora é só procurar o que você quer, avaliar os resultados listados e clicar no que você se interessar! Vamos te redirecionar para o site d@ lojista, e assim lá você poderá finalizar a compra! Não intermediamos negócios, apenas fazemos vocês se conhecerem mais rapidamente 😊

Comece já a ampliar sua audiência
Faça parte